Apresento as Damas... que habitam o meu jardim e espalham o seu enebriante perfume nas noites de Verão.
Este arbusto/trepadeira tem a particularidade de as suas pequenas flores brancas só abrirem durante a noite e encherem o ambiente com o seu doce perfume, daí o nome popular de Damas da Noite.
Um perfume doce e intenso.
domingo, 3 de outubro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Beringelas com Mozarella e Tomate
Esta foi uma receita retirada do delicioso blog da Lady Bohem http://hiperica.blogspot.com/
A receita original pode encontrar aqui: http://hiperica.blogspot.com/2010/09/la-campagna-senese-le-melanzane-alla.html
Foi um sucesso no jantar do ultimo sábado.
Ingredientes
* Beringelas
* Molho de Tomate
* Filetes de Anchovas
* Alcaparras
* Queijo Mozarella fresco
* Ovo
* Sementes de sésamo
* Sal / Pimenta
* Oregãos
* Mangericão
Confeccionando
Lavar a beringela e cortá-la em fatias de um dedo de espessura, seguidamente color as rodelas num passador com algumas pedras de sal durante 15 minutos.
Passar as rodelas de beringela por ovo e depois pelas sementes de sésamo, colocar num tabuleiro previamente untado generosamente com azeite e levar cerca de meia hora ao forno (180ºC)
Depois de cozido, colocar em cima de cada rodela de beringela uma fatia de queijo, um pouco de molho de tomate, um filete fino de anchovas, 3 ou 4 alcaparras, temperar com sal e pimenta, polvilhar com oregãos, um fio de azeite e levar ao forno novamente a derreter o queijo, servir com folhas de manjericão.
Nota: na receita original as beringelas são panadas com pão ralado, optei por fazê-lo com sementes de sésamo.
Bom Apetite!
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Lasanha de Salmão Fumado
Cheira a Outono....
Começam a apetecer pratos mais substanciais, comida conforto, aqui fica uma sugestão.

Ingredientes
* Alho francês 1
* Salmão fumado em fatias: 200 g
* Limão
* Farinha 2 c. de sopa
* Leite: 5 dl
* Pimenta, sal e noz moscada
* Massa de lasanha fresca: 200 g
* Queijo ralado
Confeccionando
Começar por temperar o salmão fumado com o sumo do limão e a pimenta.
Seguidamente cortar o alho francês depois de bem lavado em meias-luas finas, levar ao lume com a margarina e deixar cozinhar em lume brando.
Untar um tabuleiro de servir à mesa que possa ir ao forno e forrar o fundo com placas de lasanha.
Regar com o molho e por cima, espalhar parte do salmão fumado.
Repetir as camadas, terminando com uma camada de molho.
Salpicar com queijo ralado e levar ao forno (200ºC) cerca de 30 minutos.
Seja Bem-Vindo o Outono!
Bate gentilmente à nossa porta e enfeita o caminho de folhas douradas que bailam ao som do vento...
As bagas enfeitam a natureza de lindos tons rubros...Tarde pintada
Por não sei que pintor.
Nunca vi tanta cor
Tão colorida!
Se é de morte ou de vida,
Não é comigo.
Eu, simplesmente, digo
Que há fantasia
Neste dia,
Que o mundo me parece
Vestido por ciganas adivinhas,
E que gosto de o ver, e me apetece
Ter folhas, como as vinhas.
Miguel Torga
Por não sei que pintor.
Nunca vi tanta cor
Tão colorida!
Se é de morte ou de vida,
Não é comigo.
Eu, simplesmente, digo
Que há fantasia
Neste dia,
Que o mundo me parece
Vestido por ciganas adivinhas,
E que gosto de o ver, e me apetece
Ter folhas, como as vinhas.
Miguel Torga
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Tarte de Uvas
Setembro, tempo de uvas, tempo de vindimas.
Ingredientes / Massa
* 200 g de Farinha
* 100 g de Manteiga
* 2 c. de sopa de açúcar
* 1 dl de Água
Ingredientes / Recheio
* 600 g Uvas
* 3 Ovos
* 5 c. sopa de Açúcar
* 3 c. sopa de amêndoas raladas
* 2 dl de Leite
* 2 c. sopa de Vinho do Porto
Confeccionando
Massa - Amassar todos os ingredientes até obter uma massa maleável, deixar descansar meia hora. Forre uma forma com a massa preparada.
Recheio - Tire as grainhas às uvas e enxugue-as muito bem num pano. Coloque-as dentro da tarte.
À parte, misture os restantes ingredientes e deite este preparado sobre as uvas.
Leve a cozer em forno pré-aquecido (180ºC) cerca de uma hora.
O recheio deve ficar com a consistencia de pudim.
Bom Apetite!
Begonia Bonfire
Este, foi um amor à primeira vista...
Comprei um pequeno vaso com esta planta quase moribunda e agora está assim grande e bonita...
Como as plantas são agradecidas...
Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.
Fernando Pessoa
Subscrever:
Mensagens (Atom)








