terça-feira, 15 de março de 2011

Batatas Assadas

Depois de descascadas e lavadas cortam-se as batatas e colocam-se num pirex.
Salpicam-se com sal, pimenta, um pouco de colorau, oregãos e um generoso fio de azeite e levam-se ao forno a assar.





São um excelente acompanhamento para peixe ou carne.

Bom Apetite!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Génoise de Avelãs e Frutos Vermelhos

Do Carnaval, ficou este bolo delicioso...









Ingredientes

* 225 g de açúcar
* 90 g de manteiga
* 200 g de farinha
* 3 gemas
* 5 ovos
* 50 g de chocolate em pó
* 65 g de avelãs
* Creme de  chantilly
* Doce frutos vermelhos
* Rum

Confeccionando

Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha.
Pré-aquecer o forno (180ºC)

Numa tigela de fundo abaulado bater em banho-maria,  ovos com o açúcar até a massa dobrar de volume.
Retirar do calor e continuar a bater até arrefecer completamente.
Juntar a farinha misturada com as avelãs previamente torradas e passadas pela máquina e por fim a manteiga derretida juntamente com o chocolate em pó. (quase fria)
Verter o preparado para a forma e levar ao forno até  cozer. Testar com o palito.
Depois do bolo frio, cortar em duas metades e borrifar com Rum.
Barrar levemente as metades do bolo com doce de frutos vermelhos, (de compra neste caso) rechear e cobrir com creme chantilly.
Decorar com os frutos conforme o gosto.

Bom Apetite!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Farófias com Leite Creme

No  baú das  minhas recordações de infância, há cheiros e doces sabores da casa da minha mãe.




A travessa das Farófias mergulhadas em Leite Creme  é  inesquecivel...




Que saudade desses tempos,  bons e doces...



Ingredientes

* 0,5 l de Leite
* 6 Claras de ovos
* 6 Colheres de sopa de Açúcar + 50 g de açúcar
* 3 Gemas de ovos
* 1 Colher de chá de farinha Maisena
* Casca de limão
* 1 Pitada de baunilha
* Canela p/ polvilhar

Confeccionando

Misture no leite 4 colheres de açúcar, junte a casquinha do limão, a pitada da baunilha  e ponha a ferver.
Entretanto bata as claras em castelo bem firme e quase no fim adicione 2 colheres de açúcar batendo sempre.
Mantendo o leite a ferver brandamente vá deitando colheradas de claras, deixe cozer, vire-as ao fim de dois minutos, deixe ferver mais um pouco e com uma escumadeira retire-as para uma travessa.

Molho de Farófias

Passe o leite onde foram cozidas as farófias pelo passador.
Misture as 50 g de açúcar com a Maisena e junte as 3 gemas e adicione o leite em fio, mexendo bem.
Leve ao lume a ferver mexendo no fundo com uma colher de pau ou uma vara de arames, assim que levantar fervura tire do lume e deixe amornar um pouco.
Regue as Farófias e polvilhe com canela.

Bom Apetite!

terça-feira, 1 de março de 2011

Pargo com molho grosso

Comer pescado é  saudável.

Aproveitemos então aquilo que o nosso maravilhoso mar generosamente nos proporciona e apreciemos este peixe e o seu molho.





Ingredientes

* Pargo ( 1 posta p/ pessoa)
* Cebola 1 grande
* Alhos 4
* Azeite virgem
* Farinha ( 1 colher de chá)
* Salsa
* Limão
* Sal, Pimenta
* Batatas
* Tomate

Confeccionando

Depois do peixe devidamente preparado, salpica-se com sal e sumo de limão.
Num tacho preferencialmente de barro, colocam-se a cebola, os alhos e a salsa picados, por cima as postas do  peixe (não sobrepostas) rega-se com um fio de azeite e põe-se em  lume brando, tapando o tacho.
Primeiro cria muito caldo, mas depois vai reduzindo até ficar um molho grosso.
Quando o peixe estiver estufado, adiciona-se a farinha desfeita num pouco de vinho branco ou brandy e deixa-se apurar mais um pouco.
Como acompanhamento batatas fritas em palitos grossos e salada de tomate.

Esta simples e deliciosa receita é válida para outros tipos de peixe ao gosto de cada um.

Bom Apetite!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Torta com Creme de Amendoa

Uma tarde chuvosa de sábado e uma torta...








A receita da massa é a mesma da Torta de Chocolate, pode ver o passo a passo, aqui: http://coracaodacasa.blogspot.com/2009/12/torta-de-chocolate.html

Creme/ Ingredientes

*3,5 dl de Leite
* 35 g de Maisena
* 75 g de Açúcar
* 3 Gemas
* 50 g de Amendoa filada

Confeccionando

Dissolver o açúcar, a maisena e as gemas no leite.
Levar ao lume até ferver, mexendo sempre.
Deixar amornar o creme e rechear a torta, por cima espalhar a amendoa filada e corada no forno.
Enrolar a torta.




Bom Apetite!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ovas de Pescada Cozidas

Uma alternativa bem saborosa ao tradicional peixe cozido.

Acompanhadas de batatas, grelos e cenouras, tudo regado generosamente com bom azeite, um golpe de vinagre de vinho e  polvilhadas de pimenta preta.

Cá estão elas...



Ingredientes

* Ovas de Pescada
* Grelos
* Batatas
* Cenouras
* Sal / Pimenta
 * Azeite +  Vinagre de Vinho

 Court bouillon
* Água
* Vinho Branco
* Louro
* Salsa
* Cebola
* Pimenta preta em grão


Confeccionando

Escolher as ovas de pescada de tamanho pequeno, que não se encontrem rebentadas.
Lavar as ovas e colocá-las  durante uma a duas horas de molho em água,  sal e limão.
Entretanto arranjar as batatas e os legumes que irão acompanhar e cozê-los de preferencia a vapor.

Preparar o "court bouillon" ou seja um caldo aromatizado onde irão ser cozidas as ovas.
Colocar num tacho, a água, o vinho branco, uma cebola pequena, o louro, a salsa, a pimenta em grão, um pouco de sal e um fio de azeite. Deixar ferver para aromatizar o caldo durante uns 10 minutos e colocar as ovas e deixar cozer.

 Escorrer todos os elementos e servir  regado com bom azeite,  vinagre de vinho e pimenta moida no momento.


Bom Apetite!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tentação de Chocolate

Um bolo guloso, para um dia que se espera muito doce...










Ingredientes

* 2 Ovos
* 5 Gemas
* 5 Claras
* 50 g Açúcar Amarelo
* 75 g Açúcar Amarelo
* 125 g Manteiga
* 125 g Chocolate Negro
* 100 g Farinha
* 50 g de Noz
* 1 Colher de chá de fermento
* 20 g de Cacau
* Framboesas 

Confeccionando

Pré aquecer o forno (180º C)
Untar a forma com margarina e polvilhat com farinha

Bater os ovos com as gemas e 50 g de açúcar.
Derreter o chocolate com a manteiga no microondas e juntar à gemada.
Bater as claras em castelo e juntar os 75 g de açúcar e juntar ao preparado anterior.
Juntar a farinha, a noz moida, o cacau e o fermento em pó e levar ao forno até estar cozido.

Cobertura Ganache de Chocolate

* 200 gr. de chocolate em barra
* 2 dl de natas

Levar ao lume as natas, deixe ferver, retirar do lume, juntar o chocolate em pedacinhos e deixe repousar durante 10 minutos.
 Depois mexer bem até obter um creme liso, deixar arrefecer, deitar sobre o bolo, deixar secar um pouco e  decorar a gosto.

Bom Apetite!