terça-feira, 21 de junho de 2011

No meu quintal é Verão...

Chegou o Verão
e o calor
tudo mudou afinal,
vocês nem queiram saber
o que vai no meu quintal.

Livro "Vá de Roda 2" 


sábado, 18 de junho de 2011

Bolo Francês de Laranja

Fabulosamente cítrico...







Ingredientes

* 4 Ovos
* 175 g de açúcar
* Raspa de 1 laranja (biológica)
* 75 g de farinha de trigo
* 75 g de farinha maisena
* 1 colher (chá) de fermento em pó
* 75 g de manteiga derretida

Para enxaropar o bolo

* 2,5 dl de sumo de laranja (acabada de espremer)
* Sumo de 1 limão (biológico) 
* 2 colheres (sopa) açúcar em pó
* 2 colheres ( sopa) licor de laranja (facultativo)

Para decorar

* 50 g de amendoa às lascas e coradas no forno
* Açúcar em pó p/ polvilhar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC
Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha.

Separar as gemas das claras.
Bater as gemas com o açúcar até ficarem espumosas.
Misturar o fermento e as farinhas com a raspa da laranja e ir juntando ao creme de ovos.
Bater as claras em castelo e adicionar à massa, alternado com a manteiga derretida.
Encher a forma com a massa preparada e alisar.
Meter no forno 40 a 50 minutos.
Desenformar o bolo depois  de cozido e deixar epousar 10 minutos.

Passar o sumo pelo passador misturar ao de limão e ao açúcar e ferver, retirar do lume e juntar o licor (facultativo)
Regar o bolo com o sumo obtido, picando o bolo com um palito.
Decorar com a amendoa às lascas e polvilhar com um pouco de açúcar em pó.

Bom Apetite!

Hibiscus Syriacus

Ou popularmente chamado de Rosa da Síria.









A natureza, sugere paz e  bons pensamentos...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Peixinhos da Horta

Dito e feito...

Ontem ao visitar a Mariana  encontrei estes peixinhos da horta, um prato tão tradicional, tão bom!

Estava decidido, seria também o meu jantar...
Obrigada Mariana, é uma receita excelente!





Ingredientes

* Feijão verde cozido
* 125 gr de farinha
* 1 dl de leite
* 1 ovo + 1 gema
 
* Cebola picadinha
* Salsa picada
* 1 colher de sopa de azeite
* Pimenta a gosto
* Sal q.b.


Preparação

Retirar o fio ao feijão, lavar  e cozer  em água a ferver durante 4 a 5 minutos.
Temperar os ovos com sal, bater e adicionar o leite, a colher de azeite, de modo a que os ingredientes se misturem bem. Juntar a cebola e a salsa picada.
Numa frigideira aquecer o óleo e quando estiver bem quente, vá colocando  a fritar tiras de feijão verde envoltas no polme, retirar quando ambos os lados alourarem.





 Acompanhei com arroz de coentros.

Bom Apetite!

E para a sobremesa, Figos

Chamei-lhes um figo...


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pargo no forno

Mais  um peixe no forno.
As receitas são todas muito idênticas, mas esta será sem duvida a  mais trivial,  é válida para preparar  qualquer tipo de peixe apto para assar no forno.




Ingredientes
  
* Pargo 
* Azeite 
* Batatas 
* Cebolas 
* Alhos 
* Limão
* Sal 
* Pimenta ou malagueta
* Salsa

P / o molho

* 2 colher de sobremesa de colorau 
* 1 colher de sobremesa de farinha
* Vinho branco

Preparação

Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa cobre-se o fundo com azeite, as cebolas cortadas ás rodelas e os alhos picados.
Sobre esta cama coloca-se o pargo já devidamente arranjado e tomado de sal com bocadinhos de limão e um ramo de salsa dentro da barriga e também nos cortes que se fizeram na pele, colocam-se à volta as batatas cortadas em quartos.
Numa tigela dissolve-se o colorau, a farinha e o vinho branco, mexe-se bem e deita-se por cima do peixe e das batatas, rega-se com azeite.

Leva-se a assar em forno quente, regando o peixe de vez em quando com o molho que se vai formando , acrescentando mais um pouco de vinho branco, se necessário.

Bom Apetite!

Hydrangeas

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
Goethe , Johann