Uma salada tipica de Verão, com sabor a mar...
Ingredientes
* Chocos pequenos frescos
* Sal
* Cebola picada
* Salsa picada
* Azeite Virgem
* Vinagre de Vinho
* Pimenta preta
* Tomate
Preparação
Lavam-se bem os chocos (pequenos) e salpicam-se de sal.
Prepara-se a grelha e assam-se no lume de carvão de ambos os lados, retiram-se para uma travessa, seguidamente limpam-se sem rejeitar a bolsa de tinta que vai dar cor e sabor ao molho.
Cortam-se em pequenos pedaços, adiciona-se a cebola e a salsa picadas e regam-se com azeite e vinagre e pimenta moida no momento e envolve-se.
Para acompanhamento, salada de tomate e batatas cozidas com a pele.
Bom Apetite!
terça-feira, 21 de junho de 2011
No meu quintal é Verão...
Chegou o Verão
e o calor
tudo mudou afinal,
vocês nem queiram saber
o que vai no meu quintal.
Livro "Vá de Roda 2"
sábado, 18 de junho de 2011
Bolo Francês de Laranja
Fabulosamente cítrico...
Ingredientes
* 4 Ovos
* 175 g de açúcar
* Raspa de 1 laranja (biológica)
* 75 g de farinha de trigo
* 75 g de farinha maisena
* 1 colher (chá) de fermento em pó
* 75 g de manteiga derretida
Para enxaropar o bolo
* 2,5 dl de sumo de laranja (acabada de espremer)
* Sumo de 1 limão (biológico)
* 2 colheres (sopa) açúcar em pó
* 2 colheres ( sopa) licor de laranja (facultativo)
Para decorar
* 50 g de amendoa às lascas e coradas no forno
* Açúcar em pó p/ polvilhar
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC
Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha.
Separar as gemas das claras.
Bater as gemas com o açúcar até ficarem espumosas.
Misturar o fermento e as farinhas com a raspa da laranja e ir juntando ao creme de ovos.
Bater as claras em castelo e adicionar à massa, alternado com a manteiga derretida.
Encher a forma com a massa preparada e alisar.
Meter no forno 40 a 50 minutos.
Desenformar o bolo depois de cozido e deixar epousar 10 minutos.
Passar o sumo pelo passador misturar ao de limão e ao açúcar e ferver, retirar do lume e juntar o licor (facultativo)
Regar o bolo com o sumo obtido, picando o bolo com um palito.
Decorar com a amendoa às lascas e polvilhar com um pouco de açúcar em pó.
Bom Apetite!
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Peixinhos da Horta
Dito e feito...
Ontem ao visitar a Mariana encontrei estes peixinhos da horta, um prato tão tradicional, tão bom!
Estava decidido, seria também o meu jantar...
Obrigada Mariana, é uma receita excelente!
Ingredientes
* Feijão verde cozido
* 125 gr de farinha
* 1 dl de leite
* 1 ovo + 1 gema
* Cebola picadinha
* Salsa picada
* 1 colher de sopa de azeite
* Pimenta a gosto
* Sal q.b.
Preparação
Retirar o fio ao feijão, lavar e cozer em água a ferver durante 4 a 5 minutos.
Temperar os ovos com sal, bater e adicionar o leite, a colher de azeite, de modo a que os ingredientes se misturem bem. Juntar a cebola e a salsa picada.
Numa frigideira aquecer o óleo e quando estiver bem quente, vá colocando a fritar tiras de feijão verde envoltas no polme, retirar quando ambos os lados alourarem.
Acompanhei com arroz de coentros.
Bom Apetite!
Ontem ao visitar a Mariana encontrei estes peixinhos da horta, um prato tão tradicional, tão bom!
Estava decidido, seria também o meu jantar...
Obrigada Mariana, é uma receita excelente!
Ingredientes
* Feijão verde cozido
* 125 gr de farinha
* 1 dl de leite
* 1 ovo + 1 gema
* Cebola picadinha
* Salsa picada
* 1 colher de sopa de azeite
* Pimenta a gosto
* Sal q.b.
Preparação
Retirar o fio ao feijão, lavar e cozer em água a ferver durante 4 a 5 minutos.
Temperar os ovos com sal, bater e adicionar o leite, a colher de azeite, de modo a que os ingredientes se misturem bem. Juntar a cebola e a salsa picada.
Numa frigideira aquecer o óleo e quando estiver bem quente, vá colocando a fritar tiras de feijão verde envoltas no polme, retirar quando ambos os lados alourarem.
Acompanhei com arroz de coentros.
Bom Apetite!
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Pargo no forno
Mais um peixe no forno.
As receitas são todas muito idênticas, mas esta será sem duvida a mais trivial, é válida para preparar qualquer tipo de peixe apto para assar no forno.
Ingredientes
* Pargo
* Azeite
* Batatas
* Cebolas
* Alhos
* Limão
* Sal
* Pimenta ou malagueta
* Salsa
P / o molho
* 2 colher de sobremesa de colorau
* 1 colher de sobremesa de farinha
* Vinho branco
Preparação
Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa cobre-se o fundo com azeite, as cebolas cortadas ás rodelas e os alhos picados.
Sobre esta cama coloca-se o pargo já devidamente arranjado e tomado de sal com bocadinhos de limão e um ramo de salsa dentro da barriga e também nos cortes que se fizeram na pele, colocam-se à volta as batatas cortadas em quartos.
Numa tigela dissolve-se o colorau, a farinha e o vinho branco, mexe-se bem e deita-se por cima do peixe e das batatas, rega-se com azeite.
Leva-se a assar em forno quente, regando o peixe de vez em quando com o molho que se vai formando , acrescentando mais um pouco de vinho branco, se necessário.
Bom Apetite!
As receitas são todas muito idênticas, mas esta será sem duvida a mais trivial, é válida para preparar qualquer tipo de peixe apto para assar no forno.
Ingredientes
* Pargo
* Azeite
* Batatas
* Cebolas
* Alhos
* Limão
* Sal
* Pimenta ou malagueta
* Salsa
P / o molho
* 2 colher de sobremesa de colorau
* 1 colher de sobremesa de farinha
* Vinho branco
Preparação
Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa cobre-se o fundo com azeite, as cebolas cortadas ás rodelas e os alhos picados.
Sobre esta cama coloca-se o pargo já devidamente arranjado e tomado de sal com bocadinhos de limão e um ramo de salsa dentro da barriga e também nos cortes que se fizeram na pele, colocam-se à volta as batatas cortadas em quartos.
Numa tigela dissolve-se o colorau, a farinha e o vinho branco, mexe-se bem e deita-se por cima do peixe e das batatas, rega-se com azeite.
Leva-se a assar em forno quente, regando o peixe de vez em quando com o molho que se vai formando , acrescentando mais um pouco de vinho branco, se necessário.
Bom Apetite!
Subscrever:
Mensagens (Atom)













