Esta excelente receita tem o nome bem sugestivo de uma linda região, que por sorte é a minha...
Ingredientes
* Salmonetes pequenos
* Sal
* Pimenta
* Limão
* Azeite
* Manteiga ou margarina vegetal de mesa
* Alcaparras
* Leite / farinha / óleo para corar
* Tomate p/ fritar
* Batatas cozidas p/ acompanhar
Preparação
Escolhem-se os salmonetes de tamanho pequeno, (são mais gostosos na minha opinião) amanham-se e dão-se-lhes pequenos golpes na pele (pouco profundos) para a pele não rebentar, temperam-se com sal e sumo de limão. Reservam-se uma hora no frio.
Passam-se os salmonetes por leite frio e em seguida por farinha. Coram-se dos dois lados numa frigideira com o fundo coberto de azeite ou óleo.
Colocam-se num tabuleiro ou pirex, regam-se com sumo de limão e pimenta moida no momento e levam-se ao forno a acabar de passar, com nozinhas de manteiga por cima e algumas alcaparras.
Fritam-se rodelas de tomate, colocam-se em cima dos salmonetes e sobre o tomate, uma rodela de limão e uma azeitona.
Servem-se os salmonetes acompanhados de batatas cozidas e o seu próprio molho.
Bom Apetite!
sábado, 3 de setembro de 2011
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Setembro é recomeço...
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
Miguel Torga, Diário XIII
sexta-feira, 24 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Bolo Tropical
Um bolo fresco, uma brisa de Verão...
Ingredientes / Bolo
* 4 Ovos
* 200 + 80 g de açúcar
* 210 g de farinha de trigo
* 1 pitada de sal
* 1 colher (chá) de fermento
* 6 colheres (sopa) de água
Preparação
Pré-aquecer o forno 180ºC
Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha.
Misturar a farinha com o fermento e passar pela peneira.
Separar as gemas das claras e bater as gemas com 200 g de açúcar e 6 colheres (sopa) de água e uma pitada de sal até se obter um creme fofo e volumoso.
Bater as claras em castelo bem firme e adicionar os restantes 80 g de açúcar.
Misturar alternadamente a farinha peneirada, as claras batidas ao creme de ovos.
Levar ao forno a cozer.
Depois de cozido desenformar e deixar arrefecer.
Creme de Abacachi
* 1 Abacachi pequeno maduro
* 1 chávena (chá) de água
* 1/2 chávena (chá) de açúcar
* 1 Pau de canela
* 2 folhas de gelatina incolor
* 200 ml de natas batidas em chantilly
Levar ao lume a água, o açúcar e o pau de canela até ferver, juntar o abacachi devidamente arranjado e cortado em pequenos pedaços, deixar cozer durante 15 minutos.
Pôr a gelatina de molho em 3 colheres de sopa de água.
Escorrer o ananás e triturar na liquidificadora, juntar a gelatina demolhada e bater bem até ficar um creme.
Reservar o creme mais ou menos duas horas ao frigorifico e ir mexendo de vez em quando.
Bater as natas em chantilly e envolver no creme de abacachi.
Rechear e cobrir o bolo, decorando a gosto.
Bom Apetite!
terça-feira, 21 de junho de 2011
Salada de Chocos c/ Tinta
Uma salada tipica de Verão, com sabor a mar...
Ingredientes
* Chocos pequenos frescos
* Sal
* Cebola picada
* Salsa picada
* Azeite Virgem
* Vinagre de Vinho
* Pimenta preta
* Tomate
Preparação
Lavam-se bem os chocos (pequenos) e salpicam-se de sal.
Prepara-se a grelha e assam-se no lume de carvão de ambos os lados, retiram-se para uma travessa, seguidamente limpam-se sem rejeitar a bolsa de tinta que vai dar cor e sabor ao molho.
Cortam-se em pequenos pedaços, adiciona-se a cebola e a salsa picadas e regam-se com azeite e vinagre e pimenta moida no momento e envolve-se.
Para acompanhamento, salada de tomate e batatas cozidas com a pele.
Bom Apetite!
Ingredientes
* Chocos pequenos frescos
* Sal
* Cebola picada
* Salsa picada
* Azeite Virgem
* Vinagre de Vinho
* Pimenta preta
* Tomate
Preparação
Lavam-se bem os chocos (pequenos) e salpicam-se de sal.
Prepara-se a grelha e assam-se no lume de carvão de ambos os lados, retiram-se para uma travessa, seguidamente limpam-se sem rejeitar a bolsa de tinta que vai dar cor e sabor ao molho.
Cortam-se em pequenos pedaços, adiciona-se a cebola e a salsa picadas e regam-se com azeite e vinagre e pimenta moida no momento e envolve-se.
Para acompanhamento, salada de tomate e batatas cozidas com a pele.
Bom Apetite!
No meu quintal é Verão...
Chegou o Verão
e o calor
tudo mudou afinal,
vocês nem queiram saber
o que vai no meu quintal.
Livro "Vá de Roda 2"
sábado, 18 de junho de 2011
Bolo Francês de Laranja
Fabulosamente cítrico...
Ingredientes
* 4 Ovos
* 175 g de açúcar
* Raspa de 1 laranja (biológica)
* 75 g de farinha de trigo
* 75 g de farinha maisena
* 1 colher (chá) de fermento em pó
* 75 g de manteiga derretida
Para enxaropar o bolo
* 2,5 dl de sumo de laranja (acabada de espremer)
* Sumo de 1 limão (biológico)
* 2 colheres (sopa) açúcar em pó
* 2 colheres ( sopa) licor de laranja (facultativo)
Para decorar
* 50 g de amendoa às lascas e coradas no forno
* Açúcar em pó p/ polvilhar
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC
Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha.
Separar as gemas das claras.
Bater as gemas com o açúcar até ficarem espumosas.
Misturar o fermento e as farinhas com a raspa da laranja e ir juntando ao creme de ovos.
Bater as claras em castelo e adicionar à massa, alternado com a manteiga derretida.
Encher a forma com a massa preparada e alisar.
Meter no forno 40 a 50 minutos.
Desenformar o bolo depois de cozido e deixar epousar 10 minutos.
Passar o sumo pelo passador misturar ao de limão e ao açúcar e ferver, retirar do lume e juntar o licor (facultativo)
Regar o bolo com o sumo obtido, picando o bolo com um palito.
Decorar com a amendoa às lascas e polvilhar com um pouco de açúcar em pó.
Bom Apetite!
Subscrever:
Mensagens (Atom)













